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Tendências de Panificação

A produção de pães ao longo do tempo passou da forma artesanal para a industrial, devido a altos volumes de produção e necessidades do mercado.

Atualmente, as indústrias produzem grande parte dos tipos de pães preferidos pelos consumidores: baguete, bisnaguinha, brioche, croissant, pão de hot dog, pão de batata, pão de forma, pão de milho, pão francês, pão de hambúrguer, pão sírio, pão sovado etc.

Os pães fatiados brancos são a preferência da população, representando 13,6% do volume total de vendas.

De acordo com uma pesquisa da Kantar WorldPanel/ABIMAPI (2018), realizada com amostra de 11.300 famílias, o pão industrializado está presente em mais de 80% dos lares brasileiros, sendo que o consumo no café da manhã é correspondente a 67,3% das ocasiões.

Entre os motivos da aceitação do pão industrializado pela população estão a boa disponibilidade no varejo, a praticidade e a maior vida útil.

No Brasil, a indústria de panificação é bastante desenvolvida e comercializa produtos adequados às tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br).

Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo que determinam, em grande parte, a oferta dos tipos de produtos industrializados das áreas de panificação, conforme abaixo:

CONTROLE E ADEQUAÇÃO

Muitos consumidores têm procurado controlar o consumo de alimentos com teores mais elevados de sal, açúcares e gorduras. Isso tem impulsionado a reformulação de produtos de panificação para estarem adequados a essa macrotendência.

NUTRIÇÃO E FUNCIONALIDADE 

Revela a crescente demanda por produtos mais nutritivos e/ou com benefícios específicos para a saúde física e mental. Muitos consumidores estão buscando uma melhora geral na sua qualidade de vida, a partir de alimentos com potencial para aumento de performance, melhora de imunidade e prevenção de doenças. 

NATURALIDADE E AUTENTICIDADE 

Os consumidores têm procurado opções percebidas como artesanais, naturais e sem aditivos artificiais, substâncias alergênicas e outros como lactose e glúten.

Apesar de serem considerados seguros os itens tradicionais contendo aditivos, glúten e lactose, as indústrias têm desenvolvido produtos com fórmulas mais simplificadas, de fermentação natural, com adição de ingredientes que estão sendo valorizados pelos consumidores, tais como aromas naturais, grãos integrais, castanhas, mel, especiarias etc. 

PREMIUMIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA 

Caracteriza a elevação do padrão de consumo de alimentos na sociedade, com valorização de produtos com ingredientes nobres, mais saborosos, com sabores inusitados, frescos e produzidos de forma mais artesanal. Os produtos mais naturais e nutritivos também ganham destaque no mercado.

Para se manterem em sintonia com essa macrotendência, as indústrias têm desenvolvido novos produtos com alegações de melhor qualidade (premium, gourmet etc.), que proporcionem novas experiências de consumo, e também produtos mais sofisticados para os consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por itens de maior valor agregado, tanto devido à composição de ingredientes quanto pelos modos de processamento. 

SUSTENTABILIDADE E TRANSPARÊNCIA 

Representa a valorização da forma como os alimentos industrializados são produzidos e a importância atribuída à responsabilidade social e ambiental dos fabricantes. Isso tem promovido o aumento da demanda por produtos orgânicos e com certificações ambientais. Por outro lado, os consumidores estão querendo informações claras sobre os ingredientes utilizados e os tipos de processos empregados na fabricação.

 

Fonte: Pães industrializados: nutrição e praticidade com segurança e sustentabilidade /editores, Raul Amaral Rego, Airton Vialta, Luis Fernando Ceribelli Madi – 1. ed. – São Paulo: Abimapi/Ital, 2020.

A Pman está preparada para auxiliar seus clientes, seja qual for o objetivo.

 

 

La producción de pan con el paso del tiempo pasó de ser artesanal a industrial, debido a los altos volúmenes de producción y necesidades del mercado.

Actualmente, las industrias producen la mayoría de los tipos de pan preferidos por los consumidores: barra de pan, hogaza de pan, brioche, croissant, pan de hot dog, pan de patata, pan de molde blanco, pan de maíz, panecillo francés, pan de hamburguesa, pan ácimo, pan de fermentación natural, etc.

Los panes de molde blancos son la preferencia de la población, representando el 13,6% del volumen total de ventas.

Según una encuesta de Kantar WorldPanel/ABIMAPI (2018), realizada con una muestra de 11.300 familias, el pan industrializado está presente en más del 80% de los hogares brasileños, correspondiendo el consumo para el desayuno al 67,3% de las ocasiones.

Entre las razones de la aceptación del pan industrializado por parte de la población se encuentran su buena disponibilidad en el comercio minorista, la practicidad y una mayor vida útil.

En Brasil, la industria de la panadería está muy desarrollada y vende productos adecuados a las tendencias del mercado de consumo, hecho destacado en el estudio Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br).

Este estudio identificó cinco macrotendencias de consumo que determinan en gran medida la oferta de tipos de productos industrializados en las áreas de panadería, como se muestra a continuación:

CONTROL Y ADECUACIÓN

Muchos consumidores han buscado controlar el consumo de alimentos con mayores niveles de sal, azúcares y grasas. Esto ha impulsado la reformulación de los productos de panadería para adecuarlos a esta macrotendencia.

NUTRICIÓN Y FUNCIONALIDAD 

Revela la creciente demanda de productos más nutritivos y/o con beneficios específicos para la salud física y mental. Muchos consumidores buscan una mejora general en su calidad de vida, a partir de alimentos con potencial para aumentar el rendimiento, mejorar la inmunidad y prevenir enfermedades. 

NATURALIDAD Y AUTENTICIDAD 

Los consumidores han estado buscando opciones percibidas como artesanales, naturales y sin aditivos artificiales, sustancias alergénicas y otras como lactosa y gluten.

Aunque los artículos tradicionales que contienen aditivos, gluten y lactosa se consideran seguros, las industrias han desarrollado productos con fórmulas más simplificadas, con fermentación natural o la adición de ingredientes que están siendo valorados por los consumidores, como sabores naturales, granos integrales, nueces, miel, especias, etc. 

PREMIUMIZACIÓN Y EXPERIENCIA 

Caracteriza el aumento del estándar de consumo de alimentos en la sociedad, con apreciación de productos con ingredientes nobles, más sabrosos, con sabores inusuales, frescos y producidos de forma más artesanal. Los productos más naturales y nutritivos también ganan protagonismo en el mercado.

Para mantenerse en sintonía con esta macrotendencia, las industrias han desarrollado nuevos productos con mejores reclamos de calidad (premium, gourmet, etc.), que brindan nuevas experiencias al consumidor, así como productos más sofisticados para consumidores más exigentes dispuestos a pagar más por artículos con mayor valor añadido, tanto por la composición de los ingredientes como por los métodos de elaboración. 

SOSTENIBILIDAD Y TRANSPARENCIA 

Representa la apreciación de la forma en que se producen los alimentos industrializados y la importancia que se le da a la responsabilidad social y ambiental de los fabricantes. Esto ha promovido un aumento en la demanda de productos orgánicos con certificaciones ambientales. Por otro lado, los consumidores buscan información clara sobre los ingredientes utilizados y los tipos de procesos utilizados en la fabricación.

 

Fuente: Pães industrializados: nutrição e praticidade com segurança e sustentabilidade /editores, Raul Amaral Rego, Airton Vialta, Luis Fernando Ceribelli Madi – 1. ed. – São Paulo: Abimapi/Ital, 2020.

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