Bem Vindos a PMAN - Soluções Integradas para Panificação!
PMANPMANPMAN
+55 11 3934-4393
comercial@pman.com.br
PMANPMANPMAN

Mas afinal, de onde veio o Brioche?

‘’Se não tem pão, que comam Brioche’’

Essa famosa frase foi dita pela Rainha Maria Antonieta, enquanto fazia um passeio com o seu cocheiro, perguntou a ele por qual motivo aquela gente parecia tão desnutrida. ‘’Vossa majestade, não há pão para comer. ’’ (No início da Revolução industrial em 1789 as más colheitas fizeram com que o preço do pão aumentasse Bastante). A Rainha respondeu: ‘’Se não tem pão, que comam Brioches’’.

Muitos estudiosos acreditam que talvez essa frase não foi dita por Maria Antonieta, e sim que foi extraída das confissões do filosofo Jean-Jacques Rousseau, o escritor com

maior sucesso na época da revolução francesa. Em uma obra de Rousseau, ele menciona que uma princesa, na qual não foi citado o nome, falou estas palavras quando viu o povo passando fome.

Mas o que é o Brioche?

A palavra ’’Brioche’’ vem da palavra ‘’broyer’’, que significa trabalhar a massa com um ‘’broye’’ (espécie de um rolo de madeira para amassar). O pão tem como origem a França, porem surgiu na Normandia em meados do século XVI, feito com bastante manteiga e ovos. Os formatos nos quais podem se apresentar um Brioche são muito variados, assim como o sabor que o complementa, é possível que ele tenha variados recheios e coberturas ou até mesmo como salgados, envolvendo diversos recheios picados. A frase ’’Bon comme le pain’’ é uma expressão francesa que tem como significado ‘’ Bom como o pão’’ e descreve a importância desse alimento que é universal. O Brioche é um dos pães mais antigos do mundo, sua originalidade é percebida na sua maciez, sabor e aroma incrivelmente únicos.

Leave A Comment